terça-feira, 11 de agosto de 2009

O Segredo das Crianças Felizes


Pais- sem perceber – implantam mensagens na cabeça de seus filhos, e essas mensagens, a menos que sejam fortemente contestadas, vão ecoar por toda a vida.

A mente de uma criança é cheia de perguntas. Talvez as maiores sejam: Quem sou eu? Que tipo de pessoa eu sou? Onde eu me encaixo? Essas são as questões de autodefinição, ou identidade, nas quais baseamos nossas vidas como adultos e a partir das quais tomamos todas as decisões importantes. A mente de uma criança é incrivelmente afetada por declarações que comecem com as palavras “VOCÊ É” – neste momento a hipnose torna-se um evento cotidiano, e sempre que usamos frases como:

- Você não tem jeito.
- Deus, você só amola.
- Você vai se arrepender, espere só pra ver.
- Você é tão ruim quanto seu tio que está na cadeia.
- Você é igual à sua tia alcoólatra.
- Você é louco, está ouvindo?
- Meu Deus, como você é preguiçoso!
- Você é muito egoísta.
- Seu idiota, para com isso!
- Burro!
- Dê isso para mim, estúpido.
- Deixe de ser uma peste.

Os pais ou pessoas que cuidam dela vão criando imagens negativas na mente das crianças; então podemos fazer isso de modo a ajudar as crianças, dizendo e afirmando: “Você é um ótimo garoto” e aproveitar em cada momento para criar um ser que no futuro terá boas recordações.

Imagine como a vida de seus filhos poderá ser se eles acreditarem nas seguintes coisas...
Eu sou uma boa pessoa.
Posso me dar bem com a maioria das pessoas.
Geralmente consigo entender as coisas
Tenho uma boa cabeça.
Eu sou realmente criativo
Meu corpo é forte e saudável.
Eu gosto da minha aparência.
... e daí por diante!

As crianças pensam nas coisas que lhe são ditas, e pensam que os adultos sabem de tudo, que eles podem até ler sua mente.

Tudo depende da forma como dizemos. Podemos escolher dizer para as crianças: “- Estou bravo com você e quero que arrume seus brinquedos AGORA!” – e não ter medo de efeitos posteriores. Se dizemos: “- Seu pirralho preguiçoso, por que você nunca faz o que eu mando?” – e repetimos esse tipo de mensagem toda vez que ocorrer um problemas, então o resultado não será nenhuma surpresa.

Podemos mostrar que estamos bravos com a criança sem precisar insultá-la.

Quase todas as crianças são amadas, mas muitas delas não sabem disso; muitos adultos irão para a sepultura ainda acreditando que foram um aborrecimento e uma decepção para seus pais. Um dos momentos mais comoventes da terapia familiar é quando conseguimos esclarecer esses desentendimentos entre pais e filhos.

Algumas vezes você precisa falar com suas crianças de uma forma direta e enérgica, olhando diretamente para elas, segurando-as enquanto fala, em outras, a melhor forma é ser natural, para que elas peguem a informação fácil e casualmente.

O QUE NÃO DEVE FAZER:

1 – Quando for corrigir, não use palavras agressivas no lugar de uma ordem.
- Devolva isso, seu pirralho egoísta!

2 – Também não use palavras agressivas de forma amigável, como um apelido.
- Ei, orelhudo, Mané! O jantar está pronto.

3 – Não faça comparações!
- Você é tão ruim quanto seu pai.
- Por que você não pode ser bonzinho como seu irmãozinho?

4 – Dê o exemplo!
- Se você bater nele de novo eu mato você!

5 – Nunca comente com outras pessoas os defeitos da criança quando ela estiver ouvindo.
- Ela é muito tímida, eu não sei o que vai ser dela.

6 – Não se orgulhe de modelos que estão fadados a causar problemas mais tarde.
- Claro que ele bateu nela, ele é um verdadeiro Mike Tyson!

7 – Não se culpa para controlar as crianças.
- Deus, você me deixa exausta! Estou tão doente que poderia deitar e morrer.
- Veja o que você está fazendo com a sua mãe!

O QUE FAZER E FALAR SEMPRE:

1 – Quando for disciplina-las:
- Você é esperto demais para estar agindo assim. Por que você não pára e descobre em forma melhor pra dividir esses doces?
- Você já tem idade suficiente para não deixar sua irmãzinha irritá-lo assim. Como você pode fazer para de dar melhor com ela?

2 – Quando elas estiverem num momento difícil:
- É muito difícil fazer amigos no primeiro dia. Você é um grande amigo, e as crianças da nova escola vão gostar de você assim que tiverem chance de conhecê-lo.
- Eu sei que você é muito esperta e vai ser capaz de entender essas contas assim que alguém explicar.
- Seu corpo é ótimo para combater doenças. Descanse um pouco que vai melhorar logo.

3 – E incidentalmente:
- Você tem muita energia. Isso é ótimo, mas eu preciso que você diminua um pouco o ritmo por mim.
- Você foi tão legal com aquelas crianças pequenas. Elas realmente gostam de você,
- garoto, você é tão criativo! Eu adoro o trabalho artístico que você faz.
- Você ficou ótimo nessas roupas. Está ficando cada vez mais bonito.
- Você canta muito bem. Tem uma voz linda.

Dica – Não use um elogio para passar por cima das dúvidas e medos da criança. Ouça-as. Não se apresse. Escolha o momento e fale a verdade. Se não for verdade, não finja.

4 – Sempre dizer:
- “Eu quero que você tenha um ótimo dia na escola e só brinque com as crianças de quem você gosta” ao invés de dizer “Não se atreva a entrar em qualquer briga na escola hoje”!

Você poderá estar se perguntando por que uma coisa tão pequena faria diferença? Está tudo na forma como a mente humana funciona. O que pensamos, nós automaticamente ensaiamos.

Use sempre frases positivas. “ Ande junte de mim” em vez de dizer “Não corra na rua”, as palavras encorajadoras vão estar com elas pelo resto da vida.

Não se sinta culpado (a) pela forma como fala com seus filhos, não é muito tarde para mudar, você apenas repete o que lhe foi dito, você pensava que era a coisa certa a fazer, você pode estar estressado. O primeiro passo é começar a entender a si próprio, e se cuidar. Você pode aliviar suas tensões fazendo ginástica ou caminhando, conversando com um amigo, ou uma atividade como yoga, esporte ou massagem, que disperse o estresse e permita que seu corpo relaxe completamente.

E se ainda tiver dúvidas, melhor é procurar ajuda profissional.


Tereza Buss
Terapeuta Familiar e Psicopedagoga
CLIMED – 3727.1340

Um comentário:

  1. gostei muito me senti encorajada de iniciar uma nova educaçao. para meus filhos bjsss luciana

    ResponderExcluir