sexta-feira, 25 de junho de 2010

A PSICOPEDAGOGIA vem trabalhar com as dificuldades de aprendizagem e a diversidade de fatores que contribuem para tal, podendo estes ser de origem orgânica, cognitiva, emocional, social ou pedagógica.
O trabalho psicopedagógico tem como objetivo garantir a aplicação do raciocínio na manipulação do conteúdo escolar e cultural de maneira que o indivíduo se identifique e se aproprie da utilização dos conceitos aprendidos em qualquer situação .
AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM MAIS RELATADAS:
- COORDENAÇÃO GLOBAL E FINA: dificuldade de domínio do gesto e do instrumento; dificuldade perceptiva; dificuldade na lateralização, na orientação espacial e temporal;- COMPORTAMENTO SOCIAL INADEQUADO: geralmente associado à falta de limites e imaturidade:dificuldade em internalizar responsabilidades e lidar com a frustração;- MEMÓRIA E ATENÇÃO: dificuldade em manter o estado de vigília, de focar a atenção e se concentrar nas tarefas formais; - DISCALCULIA: dificuldade no processo de aprendizagem do cálculo apresentando inabilidades na realização das operações matemáticas e falhas no raciocínio lógico-matemático;- ALTERAÇÕES NA LEITURA/ ESCRITA :.DISGRAFIA - consiste em uma dificuldade para a realização dos movimentos necessários e coerentes para a escrita. A grafia das letras e das palavras torna-se, muitas vezes, incompreensível para o leitor, que não consegue ler o que está escrito.DISORTOGRAFIA - consiste em confusões de letras, sílabas e palavras, com trocas ortográficas já conhecidas e trabalhadas pelo professor..PRÉ-DISLEXIA - distúrbio da linguagem observado em crianças em fase pré-alfabetização. Caracteriza-se por instabilidade psicomotora, inversão, repassamento, falta de ritmo em desenho, falha na capacidade totalizadora, falta de discriminação figura-fundo..DISLEXIA- É um distúrbio específico da linguagem, de origem constitucional, caracterizado pela dificuldade de decodificar palavras simples.
Desta forma, para se conhecer as causas do problema, é de grande valia a busca pelo atendimento psicopedagógico especializado, onde o psicopedagogo trabalhará em duas etapas:
- Diagnóstico : realizar junto ao indivíduo uma coleta de informações utilizando-se de técnicas psicopedagógicas específicas. Estas informações proporcionarão o entendimento das reais causas que podem estar interferindo em seu processo de aquisição do conhecimento.- Intervenção : tratamento, utilizando-se vários recursos para uma progressiva melhora deste processo como um todo, ou realizar o encaminhamento do indivíduo à profissionais de outras áreas, caso seja necessário.

Um comentário:

  1. Olá!Eu gostaria de saber se a dificuldade de laterização causa problemas na vida social do individuo e se o trocar letras após uma certa idade é algo grave?Meu email é mar-cristal@hotmail.com
    Agradeço desde já.Cristal!

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