sábado, 23 de outubro de 2010

INDICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA

BIBLIOGRAFIA
Educação Especial: em Direção à Educação Inclusiva, Claus Dieter Stobäus e Juan José Mouriño Mosquera, 274 págs., Edipucrs, tel. (51) 3320-3711 begin_of_the_skype_highlighting (51) 3320-3711 end_of_the_skype_highlighting, 24 reais

Informações Pedagógicas

Atendimento Educacional Especializado - Aspectos legais e orientações pedagógicas clique aqui FÁVERO, Eugênia Augusta Gonzaga; PANTOJA, Luíza de Marillac e MANTOAN, Maria Teresa Eglér (2007) Brasília - DF

Atendimento Educacional Especializado - Deficiência Mental clique aqui GOMES, Adriana L. Limaverde; FFERNANDES, Anna Costa; BATISTA, Cristina Abranches Mota; SALUSTIANO, Dorivaldo Alves; e MANTOAN, Maria Teresa Eglér e FIGUEIREDO, Rita Vieira. (2007) Brasília - DF
A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento FAZENDA, I. (org.) (1995) Campinas: Papirus
A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento MORIN, E. (2001) Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
A crise do paradigmas e a educação BRANDÃO, Z. (org) (1994). 3a. edição, São Paulo: Cortez.
A educação no século XXI – os desafios do futuro imediato. IMBERNÓN, F. (2000) Porto Alegre: Artes Médicas.
A integração de pessoas com deficiência. Contribuições par um reflexo sobre o tema MANTOAN, Maria Teresa Eglér (1997) São Paulo: MENNON, edições científicas.
A integração de pessoas com deficiência: contribuições para uma reflexão sobre o tema. MANTONA, Maria Teresa Eglér (1997) São Paulo: Mennon/SENAC.
A pedagogia na escola das diferenças – fragmentos de uma socioligia do fracasso. PERRENOUD, P. (org.) Porto Alegre: ARTMED. 2a. edição.
Ciência com deficiência. MORIN, E. (1994) Portugal: Publicações Europa-América.
Ciladas da diferença PIERUCCI, Antonio Flávio (1999) São Paulo: Editora 34.
Diferenças e preconceitos na escola: alternativas teóricas e práticas AQUINO, Júlio (org) (1998) São Paulo: Summus Editorial.
Diversidade na Educação Secretaria da Educação Especial; 1999 Revista Integração. Ano 9 No. 21
Eduacação para uma sociedade em tansição D’AMBRÓSIO, Ubiratan. (1999) Campinas/SP: Papirus. (Coleção Papirus Educação).
Enfrentando a deficiência VASH, C. (1988) São Paulo: Pioneira.
Entre o passado e o futuro ARENDT, Hanna (1992) 3a. ed. São Pauo: Pesrpectiva.
Fundação Victor Civita Revista Nova Escola. Ano XIV – No. 123, junho de 1999;
Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais SILVA, Tomás Tadeu da (org.) . (2000) Petrópolis, RJ: Vozes.
Inclusão – um guia para educadores STAIMBACK, Suzan e STAIMBACK, William (org) (1999) Porto Alegre: Artes Médicas.
Inclusão: construindo uma sociedade para todos Romeu Kazumi Sassaki (1997) editora WVA, Rio de Janeiro.
Inclusão: Uma revolução na saúde José Ferreira Belisário Filho (1999) Rio de Janeiro: editora WVA.
Integração escolar Ministério da Educação e do Desporto Secretaria da Educação Especial. (1997) Revista Integração Ano 7, No. 19
Integração escolar Secretaria da Educação Especial; 1998 Revista Integração. Ano 8 No. 20
Jogos cooperativos – se o importante é competir, o fundamental é cooperar Fábio Otuzi Brotto (1997) editora Re-novada; São Paulo.
Multiculturalismo – mil e uma face da escola TRINDADE, Azoilda L. da (2000) Rio de Janeiro: DP&A.
Multiculturalismo revolucionário. Pedagogia do dissenso para o novo milênio MC LAREN, Peter. (2000) Tradução de Márcia Moraes e Roberto Cataldo Costa Porto Alegre – Artes Médicas.
Ninguém mais vai ser bonzinho na sociedade inclusiva Claudia Werneck (1997) Editora WVA, Rio de Janeiro.
O elogio da diferença OLIVEIRA, Rosiska de (1991) São Paulo: Brasiliense.
O papel do outro na consciência do eu WALLON, H. In WEREBE, M.J.G. (org.) Henri Wallon. São Paulo: Atica
O paradigma educacional emergente MORAES, Maria Cândida (1999) Campinas, SP Papirus,– 3a. edição.
O sentido da escola ALVES, Nilda (org.) (1999) Rio de Janeiro: DP&A .
O sentido da Escola ALVES, Nilda (org.) (2000) Rio de Janeiro: DP&A .
Os sete saberes necessários à educação do futuro MORIN, E. (2000). Trad. Catarina E. F. da Silva e Jeanne Sawaya – ver. Edgard de Assis Carvalho São Paulo: Cortez; BRASÍLIA, DF: Unesco.
Poderemos viver juntos? Iguais e diferentes TOURAINE, Alain (1998). tradução Jaime Clasen e Ephraim F. Alves Petrópolis/RJ: Vozes.
Por que o passado não prediz o futuro LEWIS, M. (1999) Trad. Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Editora da Unicamp e Editora Moderna.
Por uma educação que caminha para o futuro – breve ensaio sobre perspectivas e redimensionamentos da escola e do papel do professor MANTONA, Maria Teresa Eglér (1996) In VALENTE, J. A . (org.) O professor no ambiente Logo: formação e atuação. Campinas/São Paulo: Unicamp/NIED.
Pós-liberalismo – as Políticas Sociais e o Estado Democrático SADER, E e GENTILI, P. (orgs.) (1998) Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra S.A.
Ser ou Estar, eis a questão. Compreendendo o déficit intelectual MANTOAN, Maria Teresa Eglér (1997) Rio de Janeiro: WVA Editores.
Sociedade inclusiva: Quem cabe no seu todos? Editora WVA, Rio de Janeiro, 1999;
Um discurso sobre as ciências na transição para uma ciência pós moderna SANTOS, B. S. Revista de Estudos Avançados, São Paulo: USP, maio/agosto 1998.
Listado de Bibliografia en Castelano
Educación especial. Investigaciones y tendencias Morris, Richard J.; Blatt, Burton. Buenos Aires, Panamericana, 1989. (323 pp.)
Ejercicios de coordinación visomotora De la Torre Alcalá, Antonio Madrid, CEPE, 1984. (103 pp.)
Ejercicios perceptivo-motores de orientación espacial. I nível prescolar De la Torre Alcalá, Antonio Madrid, CEPE, 1984. (96 pp.)
El Síndrome de Down hoy: perspectivas de futuro Asociación para el Sindrome de Down de Madrid Madrid, 1991. (187 pp.)
La educación del Niño deficiente mental. Manual para padres y educadores. Johnson, Margaret Anne. Madrid, Cincel, 1979. (163 pp.)
La escritura mediante técnicas de educación psicomotriz Mayor Martinez, Consuelo. Madrid, CEPE, s/f. (s/n. de páginas)
La integración de niños discapacitados a la educación común Van Steenlandt, Danielle. Santiago de Chile, UNESCO/Orealc, 1991. (116 pp.)
La integración del nião disminuido en la escuela ordinaria Actas de las IV Jornadas de Educación Especial de Escuelas Universitarias del Professorado de E. G. B. Madrid, CEPE, 1985. (343 pp.)
La prevención de dificuldades en el aprendizaje de la lecto-escritura. El método “Mapal”. Jiménez, Jaime M. Madrid, CEPE, s/f. (285 pp)
La reforma educativa y los centros de educación especial Ministério de Educación y Ciencia España, s/f. (185 pp.)
Manual de estimulación del niño preescolar. Guia para padres y educadores de niños de 2 a 6 años. Haeussler, Isabel; Rodrigues, Soledad. Buenos Aires, Nuevo Extremo, 1988. (267 pp.)
Método Esperanza. La lectura y escritura en la educación especial Pérez Marina, José Madrid, CEPE, 1988. (172 pp.)
Método sensorio-motor para el aprendizaje de la lectoescritura González Moreno, Mª Isabel; de la Puente Vegazo, Mª Salud; Rico González, Mª del Carmen; Sánchez Buenadicha, Mª Victoria. Vivencias. Madrid, CEPE, 1981. (172 pp.)
Para la integración del deficiente. Orientaciones psicopedagógicas. Pérez Portabella, Francisco Javier; Urquia Martinez, Begoña. Madrid, CEPE, 1986. (371 pp.)
Programación de actividades para educación especial Garrido Landívar, Jesús Madrid, CEPE, 1988. (249 pp.)
Programación de la psicomotricidad en la educación especial Peiró Subirón, Sara; Ramos Martin, Carmen. Madrid, CEPE, 1985. (166 pp.)
Programación del lenguaje matemático en educacion especial Menéndez martinez, Mª del Carmen Madrid, CEPE, 1984. (143 pp.)
Santadito en un rincón. Texto de apresto para niños entre 5 y 7 años. Astaburuaga, Irene; Milicic, Neva; Schmidt, Sandra; Ureta, Mª Eliana Santiago de Chile, Galdoc, 1980. (240 pp.)
Seminario Regional de la UNESCO sobre políticas, planificación y organización de la educación integrada para alumnos com necesidades especiales. Informe final. Ministerio de Educación y Ciencia Caracas, UNESCO, 1992. (s/n. de páginas)
Seminario Taller Regional. Necessidades especiales en el aula. Informe final. Duk H., Cynthia; Echeita S. Gerardo Bogotá, UNESCO, 1992.
Teoria y práctica de la educación especial. Educación intelectual del niño trissómico 21 (mongólico). López Melero, Miguel Madrid, Narcea, 1988. (496 pp.)
Estimulación Temprana
Desarrollo funcional de las estapas psicomotoras en el primer año de vida del lactante Centro Modelo de Reeducación. Córdoba, s/f. (s/n de páginas)
Estimulación precoz. Aplicación en niños com Sindrome de Down Candel, Isidoro; Pelegrin, Isabel; Motos, Josefina. Murcia, ASSINO, 1987. (156 pp.)
Estimulación Temprana de 0 a 36 meses Matas, Susana; Mulvey, Maureen; Paone, Silvana; Segura de Frías, Elena; Tapia, Elena. Buenos Aires, Editorial Humanitas, 1990. (244 pp.)
La estimulación precoz en la educación especial Salvador, Jordi. Barcelona, Ediciones CEAC, 1987. (136 pp.)
Pequeños pasos. Programa de estimulación temprana. Corporación Síndrome de Down. Bogotá, Corporación Sindrome de Down, 1989. (264 pp.)
Programa de intervención temprana para niños mogólicos. Guia para padres. Hanson, Marci J. Madrid, Servicio Internacional de Información sobre Subnormales, 1979. (229 pp.)
Fonte: Fundação Síndrome de Down
Marina AlmeidaConsultora de Ed. Inclusiva, Psicóloga e PsicopedagogaInstituto Inclusão Brasil e Consultório de PsicologiaR. Jacob Emmerich, 365 conj.13 - Centro - São Vicente-SPCEP 11310-071 Telefones: (13) 30191443 ou (13) 91773793e-mail: inclusao.brasil@iron.com.brhttp://www.institutoinclusaobrasil.com.br/

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