sábado, 23 de outubro de 2010

Literatura, prática e teoria

Literatura, prática e teoria

Um amigo especial
Síndrome de Down é o tema desta coleção. Em um dos enredos, um menino passa por vários questionamentos ao observar a rotina de seu vizinho esquisito. Vencendo a timidez e o preconceito, inclusive dos pais, ele conclui que seu amigo Down é apenas diferente.
EM CLASSE Utilize o livro para valorizar as infinitas diferenças que existem entre cada criança, e não para fortalecer a imagem do aluno com síndrome de Down como "o diferente". Procure fazer com que todos se habituem a falar do quanto são diferentes e do quanto isso é estimulante. Depois, peça a todos que escrevam ou falem para o grupo aquilo que acham mais diferente em si.
MEU AMIGO DOWN NA RUA; MEU AMIGO DOWN NA ESCOLA; MEU AMIGO DOWN EM CASA, Claudia Werneck, 24 págs. cada um, Ed. WVA, tel. (21) 2493-7610 begin_of_the_skype_highlighting (21) 2493-7610 end_of_the_skype_highlighting, 15 reais cada um

Ver e enxergar
A história de Rodrigo é contada pelo seu melhor amigo, André, o primeiro a perceber que ele era cego, mas podia enxergar tudo. O autor não vê desde bebê, mas cresceu empinando pipa e brincando de carrinho de rolimã. Só mais tarde conheceu o preconceito e viu que em parte ele se deve à desinformação.
EM CLASSE O livro é um guia prático que inspira atividades em sala. No enredo, a professora ajuda todos a entender como Rodrigo enxerga: de olhos vendados as crianças tocam em grãos de feijão e em chocolate e ouvem sons como barulho de chaves. Proponha a atividade à sua turma.
RODRIGO ENXERGA TUDO, Markiano Charan Filho, 36 págs., Ed. Nova Alexandria, tel. (11) 5571-5637 begin_of_the_skype_highlighting (11) 5571-5637 end_of_the_skype_highlighting, 28 reais
Mundão de tons sem fim
Este é um dos cinco volumes da série Mundinho, para "leitores" de 2 a 5 anos. Com ilustração e texto em braile, o livro - que é quadrado só no formato - começa com a descrição das incontáveis cores presentes na natureza.
EM CLASSE Aproveite o exemplo e faça com a turma uma lista de cores ligando-as a frutas, flores, animais e outros elementos encontrados na escola, no jardim ou na f eira. Vale também trabalhar a idéia do conviver com as diferenças, falando dos habitantes dos hemisférios norte e sul ou de pessoas com deficiência.
UM MUNDINHO PARA TODOS, de Ingrid B. Bellinghausen, 24 págs., Ed. DCL, tel. (11) 3932-5222 begin_of_the_skype_highlighting (11) 3932-5222 end_of_the_skype_highlighting, 24 reais

Da cor de Flicts
O autor trata o tema da diversidade com muito colorido. Literalmente. No lugar de crianças, ele conta a história de Flicts, uma cor rara e triste, que se sente excluída, feia e aflita por não existir no mundo nada que seja como ela. Um dia resolve sumir, e o destino de Flicts é uma singela surpresa.
EM CLASSE Peça à turma que recorte muitos papéis de tonalidades diferentes. Com a colagem dos pequenos pedaços de papel, a garotada vai fazer uma bandeira representando uma classe que inclui todas as cores.
FLICTS, Ziraldo, 48 págs., Ed. Melhoramentos, tel. (11) 3874-0880 begin_of_the_skype_highlighting (11) 3874-0880 end_of_the_skype_highlighting, 24 reais

Diferentes, mas iguais
Versos e rimas descrevem uma escola onde todos são iguais mesmo sendo diferentes. “Lá na minha escola/ninguém é diferente/cada um tem seu jeito/o que importa é ir pra frente”.
EM CLASSE A última página vale uma cópia colorida ampliada: os versos merecem atenção e o lindo desenho pode inspirar uma produção de mural coletivo com fotos 3x4 de todos, formando um grande círculo, como um planeta Terra.
NA MINHA ESCOLA TODO MUNDO É IGUAL, Rossana Ramos, 20 págs., Ed. Cortez, tel. (11) 3864-0404 begin_of_the_skype_highlighting (11) 3864-0404 end_of_the_skype_highlighting, 13,80 reais

Oba, escola nova!
Júlia tem 8 anos e adora ler, brincar com o dicionário e dar nome para tudo, até para três amigas especiais: Felizberta e Felizbina, suas muletas, e Joaninha, sua cadeira de rodas. Júlia vai entrar numa nova escola e quase não consegue dormir de tão ansiosa, pois antes estudava só com crianças com deficiência.
EM CLASSE Consiga uma cadeira de rodas emprestada e promova passeios pela escola e pela vizinhança para detectar obstáculos e propor mudanças para a melhoria do acesso.
JÚLIA E SEUS AMIGOS, Lia Crespo, 32 págs., Ed. Nova Alexandria, tel.(11) 5571-5637, 23 reais

Muito prazer, Sílvia!
Sílvia é uma menina que faz cara feia e bonita, canta, brinca de gangorra e de pirata com a mamãe, faz travessuras, fica de castigo, dança com o vovô e cavalga com o papai, nada como um peixe... e tudo em uma cadeira de rodas.
EM CLASSE Depois da leitura, pergunte se algum dos desenhos poderia levá-los a perceber que Sílvia não anda. Quando ela brinca de pirata, por exemplo, a mãe segura as pernas dela com as próprias pernas.
ESTA É SÍLVIA, Jeanne Willis e Tony Ross, 32 págs., Ed. Salamandra, tel. (11) 6090-1500 begin_of_the_skype_highlighting (11) 6090-1500 end_of_the_skype_highlighting, 23,50 reais

Ninguém é perfeito
Um acidente de carro e uma conseqüente paraplegia fazem a vida de Marcella dar uma guinada. A menina que arrasava nos jogos de vôlei se transforma numa pessoa triste, revoltada e sem esperança. Aos poucos, ela se recupera com a ajuda de diversas pessoas, entre elas o irmão, que, no final, conclui “...a gente é como um pedaço da noite. De longe, estrelas perfeitas. De perto, estrelas tortas!”
EM CLASSE Proponha aos jovens que façam um levantamento no bairro sobre a acessibilidade física e estimule-os a redigir um relatório e enviá-lo à Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência.
ESTRELAS TORTAS, Walcyr Carrasco, 104 págs., Ed. Moderna, tel. (11) 6090-1300 begin_of_the_skype_highlighting (11) 6090-1300 end_of_the_skype_highlighting, 23 reais

Um dia de glória
Divertida e cheia de lições é a história dos garotos do time reserva de futebol da escola que nunca entram em campo, até que, um dia, os titulares pegam caxumba e não podem jogar a final.
EM CLASSE O texto facilita a dramatização, atividade que pode estimular o difícil exercício de colocar-se no lugar do outro, e suscita o debate sobre a tolerância.
DESPREZADOS F.C., Júlio Emílio Braz, 80 págs., Ed. Saraiva, tel. (11) 3613-3000 begin_of_the_skype_highlighting (11) 3613-3000 end_of_the_skype_highlighting, 15,90 reais

Brincadeira de mau gosto
Jéssica, 10 anos, é negra e enfrenta preconceito racial na escola. Nem a professora considera ofensivas as brincadeiras dos colegas. Mas um dia ela reage.
EM CLASSE Para facilitar o debate, o texto destaca expressões pejorativas e faz refletir se a escola garante o crescimento intelectual e afetivo de crianças negras.
TRAMAS DA COR: ENFRENTANDO O PRECONCEITO NO DIA-A-DIA ESCOLAR, Rachel de Oliveira, 112 págs., Ed. Selo Negro, tel. (11) 3872-3322 begin_of_the_skype_highlighting (11) 3872-3322 end_of_the_skype_highlighting, 22 reais

Medos e amizades
Antônia e H são amigos, mas diferentes. Ela fala demais e ele de menos. Ele adora ler e ela só abre os livros que a professora manda. Ele faz o tipo bonitão e ela aquela em quem ninguém repara. Quando começam a confiar um no outro, passam a compartilhar seus medos.
EM CLASSE Pergunte: o diferente pode causar medo? Peça aos alunos que respondam sem se identificar e troquem entre si as redações. Depois, cada um se manifesta sobre o medo do outro e diz o que pode ser feito para superá-lo.
AMIGO SE ESCREVE COM H, Maria Fernanda Heredia, 128 págs., Ed. Nova Fronteira, tel. (21) 2537-8770 begin_of_the_skype_highlighting (21) 2537-8770 end_of_the_skype_highlighting, 19 reais

Quer saber mais?

BIBLIOGRAFIA
INFANTO-JUVENIL
A Cabeleira de Berenice, Leusa Araújo, 288 págs., Ed. SM, (11) 3847-8920 begin_of_the_skype_highlighting (11) 3847-8920 end_of_the_skype_highlighting, 21 reais

Dorina Viu, Cláudia Cotes, 24 págs., Ed. Paulinas, tel. (11) 2125-3549 begin_of_the_skype_highlighting (11) 2125-3549 end_of_the_skype_highlighting, 16,60 reais

Felicidade Não Tem Cor, Júlio Emílio Braz, 64 págs., Ed. Moderna, tel. 0800-172002, 21,50 reais

Nós, Os Cegos, Enxergamos Longe, Franz-Joseph Huaining, 32 págs, Ed. Scipione,tel. (11) 0800-161700, 23,90 reais

Tudo Bem Ser Diferente, Todd Parr, 40 págs., Ed. Panda Books, tel. (11) 3088-8444 begin_of_the_skype_highlighting (11) 3088-8444 end_of_the_skype_highlighting, 25,90 reais

FORMAÇÃO
Atividade Física Adaptada, Eliane Meuerberg-deCastro, 595 págs., Ed. Tecmedd, tel. (16) 3512-5500 begin_of_the_skype_highlighting (16) 3512-5500 end_of_the_skype_highlighting, 89 reais

Escola Plural – A Diversidade Está na Sala, Maria Nazaré Mota de Lima (org.), 120 págs., Ed. Cortez, tel. (11) 3864-0404 begin_of_the_skype_highlighting (11) 3864-0404 end_of_the_skype_highlighting, 14 reais

Inclusão: Construindo uma Sociedade para Todos, Romeu Kazumi Sassaki, 176 págs.,Ed. WVA, tel. (21) 2493-7610 begin_of_the_skype_highlighting (21) 2493-7610 end_of_the_skype_highlighting, 35 reais

Inclusão e Avaliação na Escola de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais, Hugo Otto Beyer, 128 págs., Ed. Mediação, tel. (51) 3330-8105 begin_of_the_skype_highlighting (51) 3330-8105 end_of_the_skype_highlighting, 32 reais

Inclusão Escolar – Pontos e Contrapontos, Maria Teresa Eglér Mantoan, Rosângela Gavioli Prieto e Valéria Amorim Arantes (org.), 104 págs.,Ed. Summus, tel. (11) 3872-3322 begin_of_the_skype_highlighting (11) 3872-3322 end_of_the_skype_highlighting, 22,90 reais

Leitura e Escrita no Contexto da Diversidade, Ana Claudia Balieiro Lodi, Kathryn Marie Pacheco Harrison e Sandra Regina Leite de Campos (orgs.), 112 págs., Ed. Mediação, 32 reais

Quem Cabe no Seu Todos?, Claudia Werneck, 236 págs, Ed. WVA, 30 reais

Resgatando o Passado: Deficiência como Figura e Vida como Fundo, Lígia Assumpção Amaral, 174 págs., Ed. Casa do Psicólogo,tel. 3034-3600, 25 reais

INTERNET

O site www.institutoinclusaobrasil.com.br oferece cursos, capacitação e muitos artigos e links sobre Ed. Inclusiva.

O site www.braillevirtual.fe.usp.br oferece um curso on-line de braile para videntes.

Em www.derdic.pucsp.br, você encontra dicas de cursos para profissionais da Educação, oferecidos pelo Derdic, centro de referência no tratamento de distúrbios da audição, da voz e da linguagem.

A Rede Saci oferece em www.saci.org.br chats e listas de discussão sobre a inclusão social e dicas sobre a utilização de softwares para quem tem deficiência.

Veja projetos de inclusão e indicações de materiais pedagógicos para crianças com deficiência em www.vezdavoz.com.br

Conheça uma lista de livros didáticos e paradidáticos em braile e falados no site www.fundacaodorina.org.br

No site www.laramara.org.br, você confere os serviços de desenvolvimento e inclusão de pessoas com deficiência visual.

Em www.sosdown.com, pais e educadores aprendem sobre o relacionamento com pessoas que têm síndrome de Down.

O site www.defnet.org.br esclarece o leitor sobre causas, efeitos e tipos de paralisia cerebral.

Fonte: Revista Escola

Marina Almeida
Consultora de Ed. Inclusiva, Psicóloga e Psicopedagoga
Instituto Inclusão Brasil e Consultório de Psicologia
R. Jacob Emmerich, 365 conj.13 - Centro - São Vicente-SP
CEP 11310-071
Telefones: (13) 30191443 ou (13) 91773793
e-mail: inclusao.brasil@iron.com.br
www.institutoinclusaobrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário