segunda-feira, 12 de julho de 2010

OFICINA LITERÁRIA - BOM DIA, TODAS AS CORES!

OFICINA LITERÁRIA - BOM DIA, TODAS AS CORES!
1º MOMENTO
Musica Arco-íris
Xuxa Meneguel

Vou pintar um arco-íris de energia
Pra deixar o mundo cheio de alegria
Se tá feio ou dividido
Vai ficar tão colorido
O que vale nessa vida é ser feliz
Com o azul eu vou sentir tranqüilidade
O laranja tem sabor de amizade
Com o verde eu tenho a esperança
Que existe em qualquer criança
E enfeitar o céu nas cores do amor
No amarelo um sorriso
Pra iluminar feito o sol tem o seu lugar
Brilha dentro da gente
Violeta mais uma cor que já vai chegar
O vermelho pra completar meu arco-íris no ar

Toda cor têm em si
Uma luz uma certa magia
Toda cor têm em si
Emoções em forma de poesia
Toda cor têm em si
Uma luz uma certa magia
Toda cor têm em si
Emoções em forma de poesia
Eô, eô
Eô, eô
Eô, eôôôôôô...

- Usar bolas de soprar, nas cores citadas na música (azul, laranja, verde, amarelo, violeta e vermelho) para os alunos encherem e brincar com as mesmas durante a execução da música.
- Retratar que os valores citados na música são voltados para a paz, para a transmissão de alegria, busca pela felicidade e que cada cor ou poesia pode trazer a pessoa/aluno um significado diferente.


2º MOMENTO



Introdução do livro – Bom dia, todas as cores! (Ruth Rocha)

- Apresentar Referência Bibliográfica:
Autor: Ruth Rocha
Ilustração: Alberto Llinares
Editora: Quinteto Editorial
Data: 1998
Local: São Paulo

3º MOMENTO

Apresentação do livro.

Lendo o título da estória com os alunos (Bom dia todas as cores) questionar:
a) De que será que essa estória trata?
 Sugerir aos alunos que abram na página 4 e fazer a leitura dessa página.


 Relacionar juntos com os alunos do que se trata o livro.
 Os alunos levarão o livro para casa através do Projeto Ler e sonhar é só começar e farão a leitura da estória.

Ler e sonhar é só começar é um projeto de leitura, desenvolvido dentro da sala de aula e nas famílias, com atividades que são realizadas em sala de aula e leitura com a participação da família.
O objetivo geral do projeto é despertar, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar, estendendo-se à família, envolvendo-a neste processo, visando à formação do caráter do leitor no educando, a melhor qualidade do ensino-aprendizagem e o desenvolvimento social e cultural.
A Bolsa Literária é uma atividade desenvolvida por esse projeto. Nela contém vários suportes e gêneros literários (revistas, romances, informativos, culinária, cd, Etc.), para toda a família. As crianças levam essa bolsa e ficam com ela durante uma semana.

4º MOMENTO
Após a leitura do livro, fazer os seguintes questionamentos junto aos alunos:
1. Para quais cores mudou o camaleão?
2. O que levou o camaleão a tantas mudanças de cores?
3. Você conhece alguém que se parece com o camelão da nossa estória, isto é, que muda de opinião quando alguém fala alguma coisa?
4. Qual foi a cor preferida do camaleão?
5. O que podemos relacionar da nossa vida com a cor-de-rosa? Onde encontramos o rosa na natureza?
6. Qual é a sua cor preferida?
7. O que existe na natureza e na sua vida relacionado com a sua cor preferida?
8. Que outras cores podemos lembrar que não aparecem na estória?
9. Que cores apareceram na estória e não apareceram na música arco-íris?
10. E que cores aparecem na música e não aparece na estória?
11. Fazer com os alunos uma seleção de palavra que expressem o tema central da estória. (IDENTIDADE, PERSONALIDADE, GOSTO, PREFERENCIA, AGRADAR, ETC)
12. Explorar a significação das palavras com os alunos.


5º MOMENTO
Propor aos alunos:
 Que recriem a estória, colocando-se no lugar do camaleão.
 Descrever o que o camaleão poderia usar como argumento para não mudar de cor todas as vezes que seus amigos lhe pediam.
 Traçar um outro final para essa estória
 Pedir para que os alunos criem a LEI DA FLORESTA redigindo-a em um cartaz bem criativo, tendo como objetivo o respeito ao próximo.


6º MOMENTO
Bingo das Cores:
Objetivo: Identificar e relacionar as cores com os elementos da natureza.

OBS.: Confeccionar cartelas com nomes das cores a serem sorteadas (preferencialmente as usadas na história)






Teste Mnemônico:
Objetivo: Estimular a memória para fixação da escrita de palavras.

FINALMENTE
FLORESTAL
AZUL
AMÁVEL
RESOLVEU
NATURAL
SOL
VOLTAR
(1º cartaz)


FLORESTAL
AMÁVEL
RESOLVEU
ALGUÉM
SOL
VOLTAR
NATURAL
(2º cartaz)


AZUL
AMÁVEL
NATURAL
ALGUÉM
VOLTAR
SOL
(3º cartaz )




Confecção do Camaleão
Para diversificação das atividades pode ser montado por cada aluno o próprio camaleão.
Itens Utilizados: litro de vinho, EVA verde, tesoura, caneta, cola quente, pedaço de tecido ou papel para colocar dentro da garrafa para dar cor ao camaleão.






Jogo da Memória



Tem como objetivo estimular e incentivar o desenvolvimento da memória, exercitando a visualização das cores de diferentes maneiras pelo usuário.

7º MOMENTO
Apresentar a obra Bom dia, Todas as Cores! Adaptada por Cristina Porto.

 Propor que os alunos apresentem a obra em forma de estória viva, onde cada um assume um papel da narrativa.
 Em seguida, o professor deve tentar identificar com os alunos os elementos da narrativa por meio de perguntas:
- Espaço: Onde acontece a história ou o fato narrado? Que pistas se tem para poder identificar o espaço? (Identificar com os alunos o cenário da floresta por meio de pistas textuais: flores, folha cheia de orvalho, Teatro Florestal, etc.)
- Tempo: Quando acontece a história do Camaleão? (Identificar com os alunos que o Camaleão saiu de casa de manhã e voltou “Quando o sol começou a se pôr no horizonte”, mas que no dia seguinte saiu novamente...).
- Personagem: Quem participou da história? Quem o Camaleão encontrou? (Identificar todos as personagens: pernilongo, sabiá, louva-a-deus...)
- Narrador: Quem contou a história? Foi o camaleão? (Levar os alunos a identificarem a voz do narrador. Se o professor optar por levar o áudio da história, esse reconhecimento se fará de maneira mais clara devido à alternância de vozes).
- Enredo: O que foi contado? Sobre o que se falou? (Identificar as principais ações: conselhos recebidos pelo camaleão, como ele reagiu, mudança de postura etc.)

 Tratar da questão bibliográfica dos dois livros respondendo a seguinte tabela:
QUESTÕES OBRA BOM DIA, TODAS AS CORES! (NA INTEGRA)
OBRA BOM DIA, TODAS AS CORES! (ADAPTADA)
Quem é o autor?
Quem é o ilustrador?
Qual a data em que o livro foi publicado?
Qual a editora que publicou a obra?
Que informações você tem sobre os autores?

Que informações você tem sobre o ilustrador da obra?

8º MOMENTO
Fazer um questionamento oral da ação do homem sob a natureza.

9º MOMENTO
Relacionar a significação das cores da Bandeira do Brasil com os elementos da natureza.



O verde das matas, o amarelo do ouro e riquezas naturais, o azul do céu límpido e o branco da paz eterna.

10º MOMENTO
Dramatização da poesia “As Borboletas” de Vinícius de Moraes
AS BORBOLETAS
Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas

Borboletas brancas
São alegres e francas.

Borboletas azuis
Gostam muito de luz.

As amarelinhas
São tão bonitinhas!

E as pretas, então…
Oh, que escuridão!

Poesia das cores

Projeto Gincana das Cores

1. Para a realização das tarefas os alunos serão distribuídos em três equipes: Azul, Amarela e Verde. As equipes serão compostas por alunos de acordo com a divisão:
Azul 1ºano A, 2º ano A
Amarelo 1º ano B ,2º ano B
Verde 1º ano C , 2ano C
Vermelho...

2. As atividades serão desenvolvidas de acordo com a faixa etária respeitando a capacidade de cada um.
3. As equipes serão identificadas através de fitas com suas respectivas cores. (azul, verde e amarela)
4. As provas realizadas na gincana terão pontuação equivalente há 30, 20,10, 05.
5. Todas as equipes serão premiadas de acordo com a colocação.
6. A gincana será realizada do dia 08/02/2010 ao dia 12/02/2010 no turno matutino nas três primeiras aulas.

Programação
Segunda Feira

Boas Vindas aos alunos!!!
7:25 Abertura.
7:35 Oração
7:45 Dinâmica de Socialização com a participação de todos:
Abraço musical: Com as crianças à vontade no espaço. Elas devem dançar espontaneamente ao som da música até que ela pare. Nesse momento explique que elas devem se abraçar formando duplas. Volte à música e explique assim que o som parar que elas devem se abraçar formando trios, depois quartetos e assim sucessivamente até o grupo todo se envolver em um grande abraço coletivo.
8:15 Divisão e organização das equipes.
Professores responsáveis por cada equipe:
Professor 1: Azul
Professor 2: Amarelo
Professor 3: Verde

Tarefa 01- Estourar o balão na cadeira:
Participantes: do 1º ao 5º ano
Procedimentos: As equipes serão organizadas em fileiras cada componente com um balão vazio ao comando, o primeiro participante de cada fila irá encher seu balão percorrer uma certa distância e estourar o balão sentando na cadeira.
Pontos: 20

Tarefa 02 - Corrida do Tênis
Participantes: Alunos do 4º e 5º ano
Procedimentos: os Alunos das respectivas equipes tirarão os tênis e colocarão em um local, e estes tênis serão misturados, sem que os participantes vejam, ao sinal todos os participantes das equipes terão que calçar seus tênis e amarrá-los corretamente. Vencerá a equipe em que terminar primeiro e correr pra o local demarcado.
Pontos: 20

Tarefa 03 - Rabo do Burro.
Participantes: Um aluno de cada equipe
Procedimentos: Com um animal de costas desenhado de lado numa cartolina e preso em uma parede. Cada participante deve receber uma etiqueta autocolante como um rabo grande (já destacada). De olhos vendados, deve caminhar até o desenho e colar o rabo do animal. Quem colocar o rabo mais próximo do local correto é o vencedor
Pontos: 10

Tarefa 04 - Assoprar o balão
Participantes: Alunos do 2º e 3º ano
Procedimentos: Os participantes de cada equipe receberão balões com as cores das respectivas equipes e ao comando irão assoprar até estourar. Será o vencedor aquele que estourar o balão primeiro assoprando.
Obs: Não poderá estourar o balão com as unhas.
Pontos: 10

Terça Feira

Tarefa 05 - Dança da cadeira
Participantes: Todos
Procedimentos: Forma-se um círculo com tantas cadeiras quantos forem os participantes menos uma. Os assentos ficam voltados para fora. Coloca-se música e todos dançam em volta das cadeiras. Quando a música parar, cada um deve sentar numa cadeira. Um participante vai sobrar e sair da brincadeira. Tira-se uma cadeira e a dança recomeça. Vence quem conseguir sentar-se na última cadeira.
Pontos: 30

Tarefa 06 - Encher a garrafa
Participantes: Alunos do 4º ano
Procedimentos: Serão colocadas três baldes com água colorida com as cores das equipes. Os participantes terão que percorrer uma certa distância com o copo cheio de água e encher a garrafa. Será o vencedor o participante que encher a garrafa primeira.
Pontos: 20

Tarefa 07 - Corrida do ovo
Participantes: Alunos do 1 º e 2º ano
Procedimentos: Com as linhas de chegada e de partida delimitadas, os alunos receberão uma colher e um ovo cozido. Os alunos serão orientados a colocar a colher na boca e, sobre ela, um ovo. Aquele que conseguir realizar a tarefa primeiro será o vencedor, sem deixar o ovo cair.
Pontos: 10

Tarefa 08 - Carrinho de mão
Participantes: Alunos do 3º ao 5º ano
Procedimentos: Com as linhas de partida e chegada demarcadas, os participantes das equipes formarão duplas, onde o menor aluno será levantado pelas pernas pelo companheiro deslocando-se com as mão até a linha de chegada.


Quarta Feira
Tarefa 09 - Dança da laranja
Participantes: Todos os alunos
Procedimentos: Formam-se alguns casais para a dança. Uma laranja é colocada entre as testas de cada par. Os casais devem dançar, sem tocar na laranja com as mãos. Se a laranja cair no chão, o casal é desclassificado. A música prossegue até que fique só um casal
Pontos: 20

Tarefa 10 - Centopéia corre
Participantes: Todos os alunos
Procedimentos: Os participantes das equipes formarão filas. Depois todos devem se sentar com as pernas abertas, encaixando-se um atrás do outro. A uma determinada distância será colocado um cone a frente de cada equipe. O primeiro aluno passa a bola para os demais, por isso todos devem estar com as mãos levantadas para recebe - lá. Não podem jogar a bola para trás para adiantar a bola que deve passar de mão em mão até chegar ao último integrante da fila que a pega se levanta e corre para sentar-se a frente do primeiro e assim vence a equipe em que todos os participantes tenham realizado a prova mais rápido.
Pontos: 30

Tarefa 11 - Corrida do saco
Participantes: Todos os alunos
Procedimentos: Com as linhas de chegada e partidas demarcadas, as crianças deverão estar dentro de um saco. Quando for dado sinal, as crianças saírão pulando até a linha de chegada vence quem chegar primeiro.
Pontos: 10

Tarefa 12 - Caça a balinha no prato
Participantes: 3 Crianças de cada equipe
Procedimentos: As crianças deverão encontrar a balinha dentro do prato cheio de farinha de trigo.
Pontos: 10

Quinta Feira
Tarefa 13 - Cabo de guerra
Participantes: Todos os alunos
Procedimentos: Os alunos serão divididos em grupos. Ao sinal, todos começam a puxar a corda. Ganhará quem mais conseguir puxar a corda para o seu lado. Depois haverá disputa com a outra equipe.
Pontos: 10

Tarefa 14 - Estoura o balão no tornozelo
Participantes: Todos os alunos
Procedimentos: Os participantes de todas as equipes encherão os balões e amarraram com o barbante no tornozelo após o comando irão estourar o balão do colega e proteger o seu, vencerá a equipe em que o último permanecer com o balão.
Pontos: 20

Tarefa 15 - Vivo e morto
Participantes: Todos os alunos
Procedimentos: Ao comando (VIVO) o aluno ficará em pé, ao comando (MORTO) os participantes terão que agachar. Vencerá o ultimo aluno que fizer os comandos corretos.
Pontos: 10

Tarefa 16- Passa o sabão
Participantes: Todos os alunos
Procedimentos: Os alunos irão formar três filas. No começo estará uma balde com água e um sabonete a frente de cada uma das filas. No comando o primeiro da fila pegará o sabonete e irá passar por todos de mão em mão, quando o último receber sabonete irá correr e colocar o sabonete no balde. Ganhará a equipe que terminar primeiro.
Obs.: Se o sabonete cair volta tudo de novo.
Pontos: 20

Sexta Feira
Tarefa 17-Caça ao tesouro
Participantes: 2 a 3 participantes de cada equipe que será escolhidos por eles mesmos.
As equipes receberão dicas para encontrarem os tesouros (objetos) escondidos no espaço exterior da escola. Vencerá a equipe que primeiro encontrar todos os objetos.
Pontos: 30
Dicas:
Amarelo:
*Onde se encontra as árvores de maior estatura? (o objeto estará nos coqueiros)
*Gosto de me divertir muito lá. (no parque)
Verde
*Próximo ao local onde refresco meu calor. (próximo a piscina)
*Quando abro vejo o sol e quando fecho me protege da chuva. (janela)
Azul
*Ela me leva de um andar para o outro. (escada)
*Está próxima a entrada e saída de veículos. (estacionamento)

Tarefa 18- Grito de guerra

Lanche coletivo

Fantoches

Pintura no Rosto

Premiação dos vencedores
AS PESSOAS, COMO AS FLORES, TEM CORES DIFERENTES” – Marilene Felinto
Dada a riqueza das experiências geradas, a Oficina Literária veio qualificar a ação pedagógica e ampliar os horizontes do mundo escolar no que tange ao trabalho democrático com o livro literário, de maneira a formar alunos-leitores e, conseqüentemente, auxiliá-los no desenvolvimento das habilidades de fala e escrita, na formação de opiniões, na formação de sua identidade, na compreensão do mundo que os cerca e na expansão de seus horizontes de expectativas. Dessa maneira a escola tem como objetivo auxiliar no diagnóstico das necessidades, subsidiar e qualificar a ação pedagógica dos professores e contribuir para a construção do conhecimento em uma Instituição de Ensino Fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário