quarta-feira, 7 de julho de 2010

DIAGNOSTICO PSICOPEDAGÓGICO

Estrutura do diagnóstico psicopedagógico clínico
1. Coleta de dados: entrevistas (anamnese) com o sujeito separadamente ou com ele e sua família (no caso de crianças e adolescentes); observação, quando for o caso, do sujeito avaliado em situação escolar; sessão lúdica centrada na aprendizagem e ou EOCA;
2. Construção dos eixos históricos de análise: horizontal (momento presente) e vertical (do momento do nascimento até o presente);
3. Elaboração do primeiro sistema de hipóteses, que orientará a escolha dos instrumentos de diagnóstico a serem utilizados;
4. Aplicação de instrumentos, de acordo com o sistema de hipóteses inicial: diagnóstico operatório, avaliação do desempenho em atividades de leitura, escrita, psicomotricidade e ou matemática; testes projetivos psicopedagógicos;
5. Elaboração do segundo sistema de hipóteses, que orientará a proposta de intervenção a ser apresentada ao cliente;
6. Devolução: apresentação dos resultados obtidos, acompanhada de proposta de intervenção, quando for o caso, definindo o enquadramento do trabalho a ser realizado e o prognóstico.
Duração : 8 sessões no máximo são suficientes para que a ação diagnóstica seja realizada.
- Duas sessões para a fase de coleta de dados;
- Cinco sessões para aplicação de instrumentos de avaliação psicopedagógica;
- Uma sessão de devolução.
O objetivo do diagnóstico psicopedagógico não é a de descobrir deficiências no sujeito, em sua família ou na instituição escolar a qual pertence, mas permitir que se abra um espaço para que ele possa se ver a si mesmo, para que a família se veja na relação com ele e para que a escola possa também pensar a respeito de sua implicação nas dificuldades ou desejos que ele apresenta.
Por isso, não adianta aplicar um número infindável de testes, pensando que eles terão a condição de predizer a situação do cliente e suas possibilidades. O terapeuta consciente de sua função de ajuda, de cuidado, sabe que o ser humano é imprevisível e que cabe a ele se aproximar das possibilidades que o cliente apresenta e encará-las como âncoras que poderão fixar espaços de ampliação de seu potencial.
Para o psicopedagogo, seu cliente é um ser aprendenteensinante e esta característica é que o torna verdadeiramente humano. Como todo ser humano, aprende. Não existe possibilidade de não aprendizagem. O que pode acontecer é que algumas pessoas se deparam com obstáculos neste processo e precisam de ajuda, enquanto outras conseguem superá-los sozinhas.

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ALUNO EM SALA DE AULA




Sr(a) Professor(a)


O(a) aluno( )
___________ ____________________________________________________
está sendo submetido a uma avaliação psicopedagógica .
A fim de obtermos maiores informações sobre sua performance escolar, solicitamos a sua colaboração, preenchendo o questionário anexo.

Antecipadamente agradeço e me coloco à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários



São Paulo,___________de___________________de________.


______________________________
psicopedagoga




Consultório:
Contatos: e-mail:


















1 - CONSEGUE TERMINAR UMA ATIVIDADE ANTES DE PASSAR A SEGUINTE?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) ÀS VEZES _______________________________________________

2 - PARECE CONHECER A MATÉRIA, MAS NÃO A APLICA QUANDO SOLICITADA?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) ÀS VEZES _______________________________________________

3 - FAZ PERGUNTAS: ( )OPORTUNAS ( ) INOPORTUNAS ( ) NÃO PERGUNTA

4 - APRESENTA PROBLEMAS DE FALA? (trocas de fonemas, gagueira, outros)
( ) SIM ( ) NÃO ( ) ÀS VEZES _______________________________________________
obs:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5 - FALA ALTO DE MAIS?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) ÀS VEZES _______________________________________________

6 - APRESENTA TIQUES DE QUALQUER TIPO?(barulhos com boca, movimentos, outros)
( ) SIM ( ) NÃO ( ) ÀS VEZES _______________________________________________

7 - DEMONSTRA HABILIDADES NAS ATIVIDADES MOTORAS FINAS?(desenhar, cortar, amarrar, pintar, outras)
( ) SIM ( ) NÃO ( ) ÀS VEZES _______________________________________________

8 - DEMONSTRA HABILIDADES NAS ATIVIDADES MOTORAS GLOBAIS(esporte, ginastica)
( ) SIM ( ) NÃO ( ) ÀS VEZES _______________________________________________

9 - ESCRITA: ( sublinhe as mais frequentes)
A- APRESENTA TROCAS, INVERSÕES OU OMISSÕES DE LETRAS?
B - LETRA FEIA, TRÊMULA, ILEGÍVEL?
C - NÚMEROS MAL FEITOS, SEM ORDEM, ESPELHADOS?

10 - FAZ USO DO DEDO OU OUTRO TIPO DE APOIO NA LEITURA?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) ÀS VEZES _______________________________________________

11 - PARECE ANSIOSO POR:
( ) ACERTAR ( ) ERRAR

12 - PEDE AJUDA QUANDO NECESSITA?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) ÀS VEZES _______________________________________________

13 - PREFERE CRIANÇAS:
( ) MAIORES ( ) MENORES ( ) DA MESMA IDADE / E TAMBÉM
( ) AS MAIS TÍMIDAS ( ) AS QUE MAIS SE SOBRESSAEM

14 - PARTICIPA DAS BRINCADEIRAS:
( ) COLABORANDO ( ) COMPETINDO ( ) RETRAINDO-SE ( ) LIDERANDO
( ) NÃO PARTICIPA

15 - PRATICA ATIVIDADES FÍSICAS PERIGOSAS SEM AVALIAR AS CONSEQUÊNCIAS?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) ÀS VEZES _______________________________________________

16 - COMO VOCÊ PERCEBE O ALUNO(A) ? (qual a sua queixa)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


INFORMAÇÕES DO(A) PROFESSOR(A) INFORMANTE:

NOME:_____________________________________________________________________
E-MAIL:________________________________________
ASSINATURA:________________________________________________________

INFORMAÇÕES DA ESCOLA:

NOME_____________________________________________________________________
ENDEREÇO:________________________________________________________________
_________________________________________________CEP:________________________
TELEFONE:___________________________________
COORDENADOR(A):________________________________________________________



SÃO PAULO, ___________ DE ____________________________ DE ______________


Consultório:
Contatos: e-mail:


CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO PSICOPEDAGÓGICO



CONTRATADA : _______________________, licenciada em _____________________e Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica, neste instrumento qualificado, doravante contratante, tem justo e contratado o seguinte:

Cláusula 1a. - A especialista se obriga a aplicar os recursos diagnósticos de origem clínica conforme a necessidade do paciente, seguindo a sequência abaixo descrita:

1 - QUEIXA :entrevista que aborda as múltiplas formulações feitas pelos pais, escola ou paciente.

2 - SESSÃO LÚDICA CENTRADA NA APRENDIZAGEM; Observação dos processos cognitivos, afetivos-sociais em suas interferências mútuas, no modelo de aprendizagem do paciente)

3 - - E.O.C.A: Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem ( observação dos conhecimentos, atitudes, destrezas, mecanismos de defesa, ansiedades, áreas e expressão da conduta, níveis de operatividade, etc)

4 - ANAMNESE: Entrevista realizada com os pais, dedicada à reconstrução da história do paciente.
5 - AVALIAÇÃO DA LEITURA E ESCRITA : verificar o nível de consciência fonológica, a organização do pensamento, a fluência na leitura e a competência na escrita.
6 – AVALIAÇÃO PERCEPTIVO MOTORA: investigação do processo da modalidade de aprendizagem

7 - PROVAS DO DIAGNÓSTICO OPERATÓRIO:detectar ausência de estrutura cognoscitiva adequada que permite a organização dos estímulos, de modo a possibilitar a aquisição dos conteúdos programáticos ensinados em sala de aula.

8 - PROVAS PROJETIVAS: detectar obstáculos afetivos existentes no processo de aprendizagem de nivel escolar.

AVALIAÇÃO PSICOMOTORA: investigação quanto ao domínio e o conhecimento do próprio corpo

9 - INFORME PSICOPEDAGÓGICO :
Devolução : relato dos resultados obtidos ao longo do diagnóstico na área: pedagógica, cognitiva e afetivo-social.
Encaminhamento: indicações de atendimentos que se fazem necessários como: tratamento psicopedagógico, psicoterápico, fonoaudiológico, terapêutico-familiar, acompanhamento escolar, etc.

Cláusula 2ª. - O serviço prestado à contratante da sequência diagnóstica citada, é concluído em aproximadamente 8 sessões, tendo a duração de 50 minutos cada sessão.

Parágrafo único: O pagamento é efetuado assim que se inicia o tratamento.

CONTRATANTE : Sr(a)_______________________________________________________
portador(a) do RG n.___________________, CPF n.___________________________
Residente na __________________________________________________________, bairro_______________________________, cidade______, fone:________________.
Os deveres do contratante acima estão relacionados nos seguintes termos :

Cláusula 1a. -Participar das entrevistas quando solicitado;
Cláusula 2a. - Não omitir ou negligenciar fatos que possam comprometer no diagnóstico;
Cláusula 3a. - Cooperar com o diagnóstico, acatando as possíveis orientações do terapeuta;
Cláusula 4a. - Não faltar às sessões. Caso ocorra, deve ser justificado com antecedência. Esta falta não será abatida no valor mensal do diagnóstico.
Cláusula 5a. - O responsável deverá entregar e retirar a criança no horário estabelecido, não será tolerado atrasos.
Cláusula 6a.- crianças menores de 13 anos deverão estar acompanhadas de responsáveis maiores no trajeto consultório e casa, salvo termo de responsabilidade dos responsáveis.
Cláusula 7a. - Dias inativos por feriados, onde o atendimento seja inviabilizado, não exime o
pagamento, não podendo ser remarcado.
Cláusula 8a. O valor da mensalidade referente as sessões é de R$ ______,____ () mensais sendo 1 atendimento(s) por semana , iniciando dia ___/0__/2009 .
Clausula 9a. - A data de pagamento das mensalidades dos atendimentos serão até o dia 10 de cada mês.
Paragrafo Único - Pontualidade nas datas de pagamentos das mensalidades dos atendimentos, evitando assim maiores transtornos .
Cláusula 10a. - A desistência das sessões diagnósticas só ocorrerão por expressa e por escrita comunicação, com antecedência de 30 dias da rescisão contratual pelo contratante.
Cláusula 11ª. - O presente contrato tem duração até o final dos atendimentos descritos na cláusula 8a. , e poderá ser rescindido nas seguintes hipóteses:
a - pelo contratado
b- pelo contratante
c- por inadimplência
Parágrafo Único: Em todos os casos de rescisão citados, o Contratante fica obrigado pagar o valor da parcela do mês em que ocorrer a rescisão.
Cláusula 12ª. - Por estarem justos e contratados, assinam o presente instrumento em duas vias de igual teor e forma, na presença das testemunhas abaixo, para que se produzam todos os efeitos legais.

São Gabriel da Palha, ______ de __________________ de 200___

Assinatura do Contratante:_______________________________________________
Assinatura do Contratado:_______________________________________________

2 comentários:

  1. Ola Tereza...Qual a fonte do teu material? Pergunto pq fiz num curso com as Psicopedagogas Valeria Segre e Juliana Feldmann onde recebi este mesmo material. Vc já fez curso com ela?

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  2. amada gostei muito do teu blog,amei muito pois estou encantada com a psicopedagogia,estou no terceiro módulo e estou com muita sede de aprender, se poderes visita meu blog.bjos.

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